Quais são as etapas do PDCA?
O PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. O PDCA pode ser utilizado e aplicado em qualquer área da organização para criar alternativas, solucionar problemas, ajudar a tomada de decisão dos gestores e melhorar os processos existentes. As etapas do PDCA são – Plan, Do, Check e Act – e podem ser definidas como:
Plan (P) – Planejamento
É a fase em que o plano é traçado. Nessa etapa, é definido os objetivos e as metas para serem atingidas, os planos de controle e os padrões a serem cumpridos.
Essa etapa consiste em identificar o problema, investigando as suas características, descobrir a causa fundamental e conceber um plano de ação para bloquear a causa fundamental identificada.
Do (D) – Execução
É a fase em que será executado o plano traçado na fase do planejamento, exatamente como previsto, de acordo com o procedimento operacional padrão. Nessa fase, deve-se ter um treinamento antes da execução com as pessoas envolvidas para que saia tudo dentro do planejado.
Check (C) – Verificação
É a fase em que se verificam os resultados da tarefa executada e os compara com a meta planejada, a partir dos dados coletados na fase anterior.
Act (A) – Atuar
É a fase em que temos os resultados e as análises da etapa da verificação. Se a meta foi alcançada, o processo deverá ser padronizado. Se o resultado não foi o esperado, um novo ciclo deverá se iniciar (gira o ciclo, voltando ao planejamento), permitindo que se faça mudanças, resultando em um processo de melhoria contínua.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Implementação e Gestão do PDCA. O Portal ISO oferece ferramentas como 5 Porquês, Diagrama de Causa e Efeito, 5W2H. O Portal ISO permite a personalização completa do processo. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.